informática com linux

informática com linux

sábado, 2 de abril de 2011

INFORMÁTICA NA LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo relacionado

TUDO SOBRE


Mais sobre tecnologia na escola

Matemática
História
Educação Física
Geografia
Ciências
Língua Estrangeira
Arte
Planos de aula

Gráficos no Excel nas aula de Matemática
Localização com Google Earth
Videochat em inglês
Dados científicos de botânica em planilhas do Excel
A história local dos afro-descendentes gravada em áudio
Estudo de regra de lutas usando tecnologia
Literatura e podcast
Revele por que a foto digital é herdeira das grandes pinturas
Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca
Reportagens gerais sobre tecnologia

A turma produz podcasts sobre Ariano Suassuna
Ajuda real no mundo virtual
Crônica da (crônica) informatização escolar
Sete passos para o futuro
Podemos vencer a exclusão digital
''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''
O melhor do computador
A conexão que faz a diferença. Mesmo
As buscas via internet
Cinema une arte e informática
Robótica sem usar o computador
Idioma que vem da web
Seus alunos vão adorar o espaço
O texto - aquela composição escrita ou falada, que nasceu juntamente com a invenção da linguagem - segue sendo o mesmo. Nossa relação com ele, não. Em suas pesquisas, o historiador da leitura Roger Chartier afirma que o suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital) exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, blogs, fotologs e podcasts são novos gêneros, com características próprias. É possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos - é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos. A boa notícia é que trabalhos recentes como o do professor Jorge Luiz Marques de Moraes, um dos ganhadores do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 em 2008 (leia a reportagem na página 64), mostram que dá, sim, para conjugar o aprendizado de novos gêneros (no caso dele, o podcast) com conteúdos tradicionais (a comunicação oral).

Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. "O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia", aponta Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador do Prêmio. Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão.

A informática também pode ajudar no trabalho com gêneros textuais. Na Escola da Vila, na capital paulista, a professora Andressa Mille Fernandes propôs à turma do 4º ano a construção de um informativo sobre o ciclo da água, um conteúdo que já havia sido tratado nas aulas de Ciências. Depois de planejar o texto, decidir o destinatário, selecionar as informações e escrever, as crianças foram para o computador fazer títulos e quadros e escolher fontes e cores. Assim, tanto a forma como o conteúdo da produção se aproximaram ainda mais dos exemplos de jornais, aprofundando a caracterização do gênero estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário